segunda-feira, 15 de julho de 2013

Qurikancha, Cuzco

Não precisa fazer o city tour para conhecer Ccoricancha, basta pegar um mapa da cidade no turist information e sair caminhando, conhecendo os principais pontos turísticos.
Ccoricancha, já foi considerada uma das construções mais mpressionantes erguidas na antiga capital inca.  Erguido em homenagem ao deus Sol, no século 15, o templo chegou a ter o interior coberto com folhas de ouro, mas sua estrutura ficou escondida quando os colonizadores espanhóis construíram a Igreja de Santo Domingo sobre o original, em 1534. Atualmente, o local guarda um rico acervo formado por objetos pré-hispânicos.
Templo do Sol, ou Ccoricancha, (em quíchua, Quri Kancha, "templo dourado" , originalmente Inti Kancha, "Templo do Sol"). Construído pelo imperador inca Pachacuti, é feito de pedras polidas e encaixadas perfeitamente. Era um local de rituais e oferendas ao deus Sol, cultuado pelos Incas.

Avenida El Sol, esq. com Calle Santo Domingo

Chi Cha, imperdível em Cuzco.

 
Chi Cha de Gastón Acúrio. Muito bom! indico a todos, é simplesmente sensacional! O restaurante é muito bem localizado e possui um atendimento excelente, comida muito boa, os garçons são atenciosos. O ambiente é muito agradável e aconchegante. Vale a pena checar.

sexta-feira, 12 de julho de 2013

Cuzco, linda cidade


Cuzco é a capital arqueológica da América do Sul. Está a 3326 metros acima do nível do mar e possui uma excelente infraestrutura voltada para o turismo (possivelmente a melhor do Peru). Os pedestres concorrem com os carros nas ruas de Cuzco, são muito estreitas.   
O nome original da cidade era Qosq'o em Quechua, que significa o umbigo do mundo. É conhecida como a cidade imperial dos incas. As ruas principais de Cuzco contém restos de paredes incas. A cidade foi praticamente destruída pelos conquistadores espanhóis que construíram suas casas sobre os muros de pedras incas, construindo os monumentos que ali se encontram.

A Praça das Armas (abaixo), antes conhecida como Wajaypata nos tempos incas foi o centro de muitas celebrações e se mantém até hoje como o ponto central de reuniões.

A cidade perdida - Machu Pichu

Localizada na Cordilheira dos Andes, no Peru. Machu-Pichu, significa velha montanha, é uma cidade inca que graças às montanhas que a rodeiam, ficou perdida no mundo até 1911, quando foi descoberta por um americano, Hiram Bingham. É impressionante o fato de ter sido construída a elevada altitude. A principal montanha que todos vêem em fotos é Wayna Picchu,  ao fundo.
É um dos mais importantes sítios arqueológicos da América do Sul e consequentemente, uma das atrações turísticas mais visitadas do Peru.
Saímos da cidade de Cuzco de madrugada e chegamos ao povoado de Águas Calientes para pegar o trem, esta viagem leva de três a quatro horas. Neste local há micro-ônibus frequentes, que levam cerca de 30 minutos para chegar a Machu Picchu.  Fui no trem vistadome, servem café pela manhã e um snack na volta. Ah!! No retorno tem um desfile de roupas de baby alpaca, são lindas, anotem a marca e comprem em Cuzco, que é mais barato.
Na viagem de trem senti uma paz descomunal, a paisagem é linda e a música de fundo no trem ajuda (flauta).

quinta-feira, 11 de julho de 2013

Tejas do Perú

Conta a história que quando ela nasceu sua mãe ficou encantada ao ver tão doce olhar, olhos marrons rasgados e lábios vermelhos. Suas mãos eram suaves como pétalas de rosas e exalavam um aroma que só poderia ser percebido por sua mãe.

Contam que sua mãe por anos não pode dormir pensando e sonhando que nome daria ao seu bebê. Quinze anos tiveram que passar para descobrir um nome original que descreveria em uma só palavra sua beleza sem igual e a chamou de Dulciana.

Dulciana se transformou em uma bela dama e quis perpetuar seu nome adoçando, suas vidas, tristezas e alegrias com tejas, chocotejas, chocolates, trufas e bombons ficando para sempre em nossos corações.

Tejas dulciana, é um doce maravilhoso coberto com um fino fondant, não deixe de comprá-lo quando for ao Perú ou você pode comprar, o chocotejas, muito bom!!!!