quarta-feira, 14 de junho de 2017

Dolina Milagrosa


Dolina Milagrosa em Cáceres. Essa lagoa é um local diferente e que chama a atenção de mergulhadores brasileiros e estrangeiros, pois ainda não foi encontrado o fundo da dolina. Alguns mergulhadores profissionais conseguiram chegar a marca de 220 metros, mas não tiveram indicio do seu fim.

As cores das águas oscilam entre o azul e o verde, dependendo da época do ano, e possuem uma alta visibilidade que chega a mais de 60 metros.

Para chegar ao local é preciso percorrer uma trilha de dificuldade moderada, de aproximadamente 1.550 metros, descer 200 degraus de escada para, então, ter acesso à bela lagoa. Fui em maio e a água estava azul.

A origem do nome Dolina Milagrosa, deve-se ao fato de suas águas terem sido usadas para curar as enfermidades de escravos fugitivos da Fazenda Jacobina, localizada na região.
 
Quanto a sua misteriosa formação algumas pessoas acreditam que foi um meteóro que caiu na terra há muitos milhares de anos, formando este enorme buraco em um dos morros da região. Enquanto outros, mais cautelosos, dizem que foi formado por um movimento de placas tectônicas. Há ainda outros que pensam que a formação foi local de aterrissagem de uma, ou de várias, naves espaciais, ou esconderijo de ET’s e outros dizem que era ma caverna que caiu o teto.


Passeio de balão no Atacama



Não deixe de fazer um passeio de balão no Atacama. É maravilhoso. Pesquise bastante, os preços são diversos. Fizemos o passeio com a empresa Phaway www.atacamaballooning.com. Adoramos!!! um café da manhã maravilhoso com direito a champagne croissant, chocolate lindt e outras delícias, além da companhia de uma cadela chamada Alegra Sanches, linda e muito educada.  O preço foi 190 dólares em maio/2017 com fotos incluídas.
Uma dica: se for jantar ou almoçar em um dos restaurantes Adobe, La Estaka, Blanco e La Casona, não esqueça de pedir o cupom com desconto de 25% para o passeio de balão.  

terça-feira, 13 de junho de 2017

Dicas de restaurantes e passeios em San Pedro de Atacama



 

Restaurantes há para todos os gostos (e bolsos). Nós nos demos ao luxo de conhecer os quatro melhores restaurantes. O valor da conta com uma garrafa de vinho é em média 44.000 pesos chilenos, o preço de um jantar no outback com vinho. São eles: La Estaka, Adobe, La Casona e Blanco. Vale muito a pena!!!

Um baratinho que nos informaram e fomos tomar café da manhã se chama Las delícias de Carmen, muito bom. Calle Calama, 370 ou  Calle Caracoles, 259.



Quanto aos passeios, não fechem no Brasil, a diferença de preço é enorme!!!! Reserve um dia para pesquisar os preços. Nós achamos mais barato e bom na agência Lickan Antay,  Calle Calama 451 A, procurem o Alberto ou Daniel, são brasileiros e muito gente boa.

San Pedro de Atacama - Surreal



O deserto de Atacama  é considerado o mais seco e segundo alguns especialistas, o mais velho do planeta. Realmente é muito seco, eu fiquei sem saliva na boca durante a noite.
Neste lugar foram descobertas as múmias mais antigas do mundo: as múmias da cultura Chinchorro, com mais de 7 mil anos de idade.  Segundo o que conta os moradores começaram a brotas “cabelos” do chão em frente a igreja, daí descobriram que eram as múmias.

Com menos de 6 mil habitantes, San Pedro é um povoado minúsculo, localizado em um pequeno oásis do deserto do Atacama.
Apesar do grande movimento de turistas, a cidade é tranquila. Suas ruas de terra e casas de barro te dão a sensação de ter voltado vários anos no tempo. O povo é humilde e tem muitos cachorros na rua, que são cuidados pelos moradores e seguem você até o seu hotel, uma graça!!
Curiosidades: Pode parecer piada, mas é verdade: existe uma lei municipal em San Pedro que proíbe dançar na cidade. Perguntei porquê a uma moradora local e ela me disse que antigamente São Pedro era um cemitério e por respeito aos mortos não podia dançar!
Você não vai encontrar festas e baladas por lá. Mesmo nos restaurantes com música ao vivo, se você levantar e começar a dançar, alguém pode pedir para você parar.
Se quiser participar de festas em San Pedro, pergunte pelas festas clandestinas, mas um aviso, segundo informações de moradores locais rola drogas. É comum o pessoal se organizar para fazer uma balada no meio do deserto, por exemplo. Apesar de ilegais, elas não representam nenhum perigo ao turista: se a polícia aparecer, a festa vai acabar e os organizadores vão ser multados. Os participantes da festa simplesmente terão que deixar o local e voltar para seus hotéis. Ah!! Não pode beber na rua também.

Morro São Jerônimo - MT

No meio das serras, da Chapada dos Guimarães destaca-se o Morro de São Jerônimo. Lugar mais alto do parque, dizem que a vista é fantástica, mas no dia que fizemos a trilha o tempo virou e não vou poder mostrar para vocês a paisagem, mas uma coisa eu posso dizer. Vale a pena a subida!!! 
A trilha requer condicionamento físico , pois a caminha é de 18 km (ida e volta) até o seu topo, passando por uma antiga estrada com varias vistas de formações rochosas, verdadeiros prédios esculpidos pela natureza.

Após, a subida continua, e cada subida, um desafio, superação total.
Lendas e crenças giram em torno dele. Muitos dizem que ali é ponto de aterrissagem de discos voadores. Outros afirmam ser o Morro é povoado de duendes e gnomos, eu não vi nada....rsrs.
Dizem que em dias ensolarados conseguimos  ver uma paisagem deslumbrante de 360 graus de onde é possível avistar a capital de Mato Grosso, Cuiabá.