sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

Pindérica paisagem - é como eu defino a Patagônia Argentina.........

Bienvenidos..............
Ao sul da Cordillera dos Andes, abarcando territórios da Argentina e Chile, a Patagônia é uma das mais formosas regiões que eu já conheci, de paisagens exclusivas e tocantes, abrangendo uma enorme área, limitada ao norte pelo Rio Colorado, ao sul pelo Estreito de Magalhães, a oeste pelo Oceano Pacífico, e a leste pelo Oceano Atlântico.
Há duas versões para a origem do nome Patagônia. De acordo com os moradores de El Calafate a região é assim chamada, porque seus antigos habitantes possuíam pés grandes( patagão=pé grande). Entretanto, ouvi outra versão, quando fui ao museu da cidade de El Calafate e vi um vídeo, no qual foi dito que essa versão não é verdadeira, foi falado que o nome está relacionado aos "Bárbaros", devido ao povo que habitava essa região na época. Os Bárbaros eram conhecidos pelos romanos como os povos que viviam a margem de seu império, com língua, religião e costumes distintos dos considerados civilizados, povo sem cultura.......enfim!!! os moradores de El Calafate narram a primeira versão.
A Patagônia argentina é uma região formada pelas províncias de Rio Negro, Neuquén, Chubut, Santa Cruz e Terra do Fogo.
Fui conhecer as cidades de El Calafate e Ushuaia, somente um pedacinho ......, mas deslumbrante.
El calafate é uma pequena cidade localizada na província de Santa Cruz, próxima a fronteira com o Chile. O seu nome origina-se da frutinha Calafate, que é roxa e dá em um pequeno arbusto espinhoso.
Ouvimos dizer que quem come o Calafate, volta ao Extremo Sul. Na dúvida, para garantir e experimentar, é claro!! é melhor comer várias......
Há várias opções para saborear essa frutinha: sorvete, geléia, licor, etc. O comércio da cidade está concentrado na Av. Libertador. Na cidade, nos hospedamos em um hotel que adoramos a forma que fomos tratadas durante nossa estadia, com muita atenção e carinho. Os proprietários são muito gentis e amáveis. Quando chegamos fomos recebidas com champagne e salada de frutas, uma delícia!!
O hotel é muito confortável e foi construído recentemente (1 ano e alguns meses) e é muito bem localizado, pode-se ir a pé até a Av. Libertador, eu recomendo.
Como sou curiosa, no hotel perguntei sobre a origem do nome da cidade novamente, e absorvi mais alguns conhecimentos. O proprietário disse que, além do nome estar relacionado a fruta, a cidade era produtora de lã de ovelha e os produtores necessitavam levar a lã para a capital e para isso, marcavam um ponto de encontro para saírem rumo a capital juntos. Nesse ponto, havia um arbusto de Calafate, e quando eles combinavam de se encontrar diziam: "Vamos nos encontrar no Calafate", por isso o nome da cidade, interessante, né!!
Seguimos para o nosso primeiro passeio, visitar a Estância Alice (El Galpón del Glaciar) , no caminho a paisagem é de cair o queixo, lá fomos recepcionadas com tortas e pães caseiros, doce de leite, chá, café, sucos, tudo muito saboroso, e tivemos a oportunidade de visualizar uma demonstração de esquila ( comentários sobre exploração, produção, vantagens e enfardamento da lã) ; e de destreza de cachorros de ovelhas. Fizemos uma caminhada pela estância, admirando a fauna e flora do local, degustação de Cordeiro Patagônico; e espetáculo folclórico. Esse passeio vale a pena.
Em El Calafate anoitece 10:30 mais ou menos ......não percebemos o tempo passar.....
Outro passeio imperdível, é visitar o Glaciar Perito Moreno, no Parque Nacional de los Glaciares. O nome é uma homenagem ao homem que descobriu o Lago Argentino em 1877 e fez a demarcação das fronteiras entre Chile e Argentina.Existem vários outros glaciares dentro do parque, mas o único em que se pode caminhar sobre ele é o Moreno.
Saímos para realizar o tour ao Glaciar, chegamos à área das passarelas de onde se tem diferentes visões desse imponente Glaciar, é maravilhoso...
Essas passarelas servem de miradouro sobre o canal de Los Témpanos. Mas nem por isso se mitiga a profunda impressão que causa chegar perto de uma massa de neve. O Perito possui um espectáculo de luz e som permanente, com idênticos sons de tiros de canhão que antecedem o despenhar de enormes blocos de gelo.
A tarde, fomos em direção ao porto Bajos de las Sombras e embarcamos para navegação pelo Lago Rico , chegando a outra margem com vista para a parede sul do Glaciar e iniciamos a caminhada pelo Glaciar, calçando grampões especiais, a superfície é irregular, porém firme e recomenda-se ir de tênis com cadarço.
Quase no final do passeio é servido whisky "The Famous Grouse " com o próprio gelo das geleiras e é oferecido um mini alfajor......
Dicas para finalizar os passeios em El Calafate: não deixem de ir a Laguna Negra, os amantes por chocolate vão adorar, eu gostei mais dos de uvas ao cognac e uvas ao cointreau, mais tem muito mais variedades, os alfajores também, são muito saborosos.
Laguna Negra, chocolateria, em El Calafate, há uma loja em Ushuaia também. Lá voce encontra geléias de Calafate, licores ...uma delícia!!!
Experimente crepe na Creperia Viva la Pepa.. o de cordeiro é muito saboroso...
Não deixe de provar também, a cerveja Quilmes e o sorvete de Calafate....
Ushuaia
A província Terra do Fogo tem como capital a cidade de Ushuaia. É conhecida como a cidade mais austral do mundo ou a cidade do Fim do Mundo. Mas há controvérsias, quanto a essa denominação de ser a cidade mais austral do mundo, pois a última é Puerto Williams (Chile).
Somente para lembrar, austral é a posição geográfica oposta ao norte; meridional.
A origem do nome da cidade provém dos idiomas indígenas yámanas: ush (ao fundo) e wuaia (baía).
A cidade é cheia de Lupinos (flor patagônica) de diversas cores....
Detalhe!! também, anoitece entre 23:30 e 00:00.
Saímos para visitar os lagos Fagnano e Escondido, utilizamos a Rota Nacional nº 3 até o norte da ilha para chegarmos à região dos Andes.
Percorremos os vales Carbajal, de los Huskies, Tierra Mayor e Las Cotorras, onde durante o inverno se pratica o ski de fundo, que é uma maratona de esqui, com subidas, descidas e trechos planos.
Seguimos até o Paso Garibaldi (450 mts acima do nível do mar).
Após seguimos até o restaurante Las Cotorras, onde degustamos um cordeiro fueguino maravilhoso e pudemos tirar algumas fotos dos cães que arrastam os trenós, são lindos...
A Noite fomos a um restaurante que um amigo indicou, chamado Dulce Fuego, que é simplesmente imperdível. Já saiu uma matéria sobre o mesmo na folha on line em março de 2007.
Fomos recebidas por Natália, Ruben e Ana Bela, chefs de cozinha do local. Eles são de uma simpatia descomunal.
O restaurante comporta até 4 pessoas, há somente uma mesa, em um ambiente descontraído e muito gostoso. Não existe cardápio, é sempre uma surpresa!!! ....Escolhemos o que vamos comer na hora, quando os chefs listam as opções. O interessante também, é que temos a oportunidade de vê-los cozinhar.
Escolhemos as entradas e harmonizamos um vinho delicioso para acompanhar.
Durante todo o jantar batemos um papo muito gostoso com os chefs, parecia que estavamos em casa. De entrada, não pedimos salada, e sim, mexilhões (mariscos ) assados, com maionese caseira e limão. Os chefs também, nos deram a opção de experimentarmos centolla (carangueijos grandes), uma delícia !!!!, me dá até água na boca.................tudo preparado na hora com muito capricho e carinho.
Escolhemos como prato principal Cordeiro com um molho maravilhoso, parecido com o nosso molho madeira, purê de batata doce, azeitonas pretas e fatias de abacate, estava excelente, foi o melhor Cordeiro que comi durante toda a minha viagem.
Minha amiga escolheu truta com salada de legumes e mani (amendoim) e de sobremesa tínhamos a opção de mousse de frutas vermelhas ou brownie de chocolate e doce de leite com calda de chocolate. Como já estavamos fartas, infelizmente tivemos que dividir um brownie ..... mas saboreamos com muito prazer....
Um segredo!! Experimentamos a mousse de frutas vermelhas, pois ganhamos...Ah!Ah!Ah!Ah! ..............e comemos no hotel no dia seguinte. É simplesmente excepcional!!! Não deixem de ir, se forem a Ushuaia. É necessário efetuar reserva o endereço é rua Cabo de Hornos, 3815, tel. 00/xx/2901/444-849, cel. 00/xx/2901/15616-556, e-mail: dulcefuegosrl@yahoo.com.ar).
No dia seguinte, navegamos pela baía de Ushuaia e canal de Beagle, até a ilha dos pássaros, onde é possível apreciar a colônia de Cormoranes entre outras espécies de pássaros . Vimos uma combinação entre mar e montanha onde se destacam os montes Olívia e Cinco Hermanos, continuamos a navegação até a ilha dos Lobos e o Farol de Eclaireurs.
A tarde, fomos ao parque Nacional Terra do Fogo. No passeio avistamos o vale do Rio Pipo, Baía Ensenada, onde contemplamos as ilhas Redonda e Estorbo, os Montes Nevados de Cadena Sampaio( em território Chileno).
O parque foi fundado em 1960 e se estende por 63 mil hectares. Sua geografia combina montanhas, vales, rios, lagos e mar.
Passamos pelo Lago Roca , onde fizemos uma caminhada até o rio Lapataia e observamos o Cerro Condor , cujo o pico demarca a divisa territorial da Argentina e Chile, seguimos ao outro extremo do parque até chegarmos à baía Lapataia. Lapataia significa baía com boa madeira, boa floresta.
Dentro do parque está o final da Rota Nº 3, o verdadeiro "fim do mundo", lugar mais próximo da Antártida que se pode chegar por terra. Neste ponto que avistamos a baía de Lapataia onde encerrou o nosso passeio....que pena .....snif,snif,snif! Final da Rota nº 3 (foto direita).
Agora só o ano que vem....OPS!!! para mim não, talvez saia esse ano ainda..hehehehe!!


Nenhum comentário: