terça-feira, 13 de outubro de 2009

Dicas, comer bem em Paraty

Vá ao restaurante do Hiltinho, que fica na praça da Matriz. O restaurante conta com uma ampla variedade de vinhos franceses, italianos, portugueses, alemães, chilenos, argentinos e nacionais. O serviço se destaca pela simpatia, classe e bom atendimento, recomendo como prato principal o camarão Casadinho (frito recheado com farofa de camarão e molho tártaro) - foto ao lado. O restaurante do Hiltinho é um espaço tradicional da gastronomia paratiense, aconchegante e elegante.

Um outro restaurante excelente também, é o Margarida Café, sugiro experimentar o Peixe San Gonçalo, acompanha massa, molho de tomate e um delicioso peixe (foto lado esquerdo).
Localizado no Centro Histórico da cidade de Paraty, em frente a Praça do Chafariz, o casarão do Margarida Café, uma construçao do século XIX , dá boas vindas aos visitantes que chegam à cidade. A foto do lado direito é a entrada do restaurante, uma estátua de uma moça com dezenas de margaridas nas mãos. O Margarida é o único restaurante em Paraty com capacidade para até 140 pessoas.


Endereços:
Margarida Café Praça do Chafariz, s/n°Centro HistóricoParaty-RJ

Restaurante do Hiltinho Praça da Matriz . Paraty - Rio de Janeiro .

Paraty, uma cidade graciosa

Paraty é um município brasileiro no sul do estado do Rio de Janeiro. Entre a serra e o mar. É uma cidadezinha plana, pequena, com um povo humano e acolhedor. No centro histórico, os tempos coloniais mantém-se intacto, com as suas ruelas estreitas, a calçada de pedra irregular, as casinhas térreas alternando com casarões de perfil mais aristocrata e a cor branca sempre presente, ritmada pelos tons azuis, verdes dos rodapés e amarelos.
Muito antiga para os padrões brasileiros, a cidade foi povoada entre 1.533 e 1.560, em 1.667 teve sua emancipação política decretada pelo rei de Portugal, tornando-se uma vila independente de Angra dos Reis.
A cidade já foi sede do mais importante porto exportador de ouro do Brasil, durante o período colonial.
Passear pelas ruas de pedra da cidade significa passear pela história do país e ver a arquitetura colonial.
A Casa da Cultura de Paraty (foto lado esquerdo acima) é uma homenagem aos paratienses, que conseguiram preservar essa história, e uma porta de entrada para aqueles que querem fazer uma viagem no tempo pela cidade.
A Casa da Cultura de Paraty é administrada pela própria comunidade local, constituída numa organização não governamental, composta das Associações Culturais, as Associações de Moradores e cidadãos interessados.

domingo, 13 de setembro de 2009

Uma visão inesquecível

Foz do Iguaçu é um município brasileiro no extremo oeste do estado do Paraná, na fronteira com a Argentina e com o Paraguai. Passear pelas Cataratas é um momento emocionante. A pintura natural da paisagem é incrível. O arco íris é predominante, devido a luz branca do sol interceptar a gota d'água da atmosfera. Parte da luz é refratada para dentro da gota, refletida no seu interior e novamente refratada para fora da gota. A luz branca é uma mistura de várias cores. Quando a luz atravessa uma superfície líquida - no caso, a gota da cachoeira, a refração faz aparecer o espectro de cores: violeta, anil, azul, verde, amarelo, laranja e vermelho. Por isso, assim que cheguei, foi uma agradável surpresa - a primeira de uma série.

O ecoturismo é, sem dúvidas, uma das alternativas que vêm ganhando força na região. O passeio mais conhecido por lá é o Macuco Safari, um passeio preferido dos turistas.Isso porque ele permite admirar as Cataratas por um ângulo diferente e cheio de emoções. É feito em potentes barcos infláveis que rasgam as corredeiras do do rio e chegam bem perto das quedas água. Porque Macuco ? Na trilha que leva ao passeio temos uma parada para admirar o Salto Macuco, uma pequena cachoeira de 20 metros que despeja águas transparentes em meio a mata. Macuco é uma ave nativa que dá o nome a este salto e ao passeio.

Uma curiosidade: é uma ave brasileira de grande porte, e é o macho do macuco quem choca os ovos, que são de coloração azul.

Obs.: Tive problemas, aborrecimentos com a empresa de turismo Loumar, apesar de ter sido ressarcida, a mesma prejudicou o meu feriado e soube que outras pessoas reclamaram também.

terça-feira, 14 de julho de 2009

Figueira Rubaiyat, "show de bola"

Figueira Rubaiyat tem esse nome por causa da enorme árvore localizada no meio do terreno que serve de cobertura para as mesas externas da casa. Um lugar imperdível para quem passa por São Paulo, aconchegante e agradável. Lembra Campos do Jordão, devido aos aquecedores e o ambiente. Como "couvert" , pode-se saborear vários tipos de pães, além de tomate seco, beringela, azeitonas, etc. A carta de vinhos é bastante elaborada e a adega de dois andares também pode ser vista pelos clientes através das paredes de vidro. E as sobremesas! são maravilhosas, uma mesa enorme com diversas variedades tem o poder de seduzir os amantes de doces e despertar a vontade dos que não são. É um restaurante para se frequentar mais de uma vez.

terça-feira, 7 de julho de 2009

Eu Fui na Cãominhada.

A 5ª Cãominhada realizada no último domingo (05/07) reuniu milhares de pessoas na praia de Santos, na Avenida Bartolomeu de Gusmão. Os cães estavam enfeitados e produzidos e seus donos orgulhosos. A alegria de exibir seus animais de estimação foi evidente no rosto de cada participante.
A Cãominhada foi uma idéia da TV Tribuna de Santos e várias Petshops da região. E para quem foi
somente apreciar a Cãominhada, como eu, ficou encantada, pois foi um desfile de várias raças de cães. Uma, me chamou atenção, pois parecia um São Bernardo preto, a coisa mais linda. O terra-nova é uma raça de cães natural do Canadá com pelagem longa e de cores variadas (preto, bronze e landseer), tem como característica ser um exímio nadador. Acredita-se que é uma das origens do labrador. É proveniente da província de Terra Nova, Canadá. Nos países de língua inglesa, são conhecidos como Newfoundlands, e apelidados de Newfies.
A Cãominhada contou também, com vários serviços que estavam a disposição do público, como: avaliação médica do animal de estimação, verificação de obesidade e doenças da boca, entre outros.
Outra raça que se destacou no evento, foi o Boiadeiro Bernês, é um cão de fazenda de origem ancestral, que nos pré-alpes berneses e na região rural do interior da cidade de Berna, foi utilizado como cão de guarda e de rebanho. Originalmente chamado de Dürrbächler.
Aparência: de pelagem longa, tricolor, forte e ágil cão de trabalho; de tamanho médio; com membros vigorosos; e harmonioso. E para terminar, não poderia deixar de mostrar a foto do meu preferido (enfeitado de borboleta).

sexta-feira, 27 de março de 2009

Passeio na região dos Lagos Andinos chamado "no limite", imperdível.

Navegar no maravilhoso Lago de todos os Santos, que também, é chamado de Lago Esmeralda, por causa da cor da água, e conhecer Peulla, uma pequena vila ecológica com 120 habitantes que é parte do famoso circuito Cruzeiro dos Lagos. Trata-se da última vila antes da fronteira Chile/Argentina. É linda, é um pontinho no meio da Cordilheira dos Andes. Peulla, é a entrada oficial no Parque Nacional Vicente Peres Rosales e o portão de ingresso ao próprio Chile.
Pela manhã, embarcamos em um ônibus para uma viagem de duas horas que nos levou até Puerto Frias, com ligeira parada na divisa do Chile com Argentina (foto a direita). Entramos no Parque, atravessamos a Cordilheira dos Andes, numa altitude de 900m + ou -, percorrendo uma estreita estrada de uma região de incomparável beleza natural, entre florestas e montanhas. Paramos num ponto do parque, um local rodeado de árvores que tinha como pano de fundo a visão magnífica do Monte Tronador. O cenário é deslumbrante (foto a esquerda)!

quinta-feira, 26 de março de 2009

Curiosidades sobre LANOLINA

Em uma viagem à Patagônia Argentina, visitando uma estância, tive o conhecimento da origem da Lanolina...voces sabiam que é obtida da lã do carneiro. Além de ser utilizada nos shampoos a lanolina possui propriedades valiosas para deixar a pele mais macia e suave. A Lanolina é um produto natural obtido a partir da cera de lã bruta. Durante o beneficiamento, a lã é levada com uma mistura de sabões e detergentes gerando uma mistura de água, sabões e vários tipos de impurezas impregnadas. Normalmente, pode-se obter entre 10 e 15% de gordura de lã neste tipo de processo. A Lanolina é, então, obtida através de um sofisticado processo de refino de cera de lã bruta.
Além do aspecto específico de transformação de cera de lã bruta em Lanolina, pode-se considerar que há uma ação ecologicamente correta, pois além de não causar dano aos animais, evita que este produto seja enviado aos emissários poluindo o meio ambiente.

sábado, 14 de fevereiro de 2009

Um lugar único - Octavio Café

É difícil passar em frente ao Octavio Café, na Faria Lima, e não reparar no lugar. Um lugar muito agradável, com decoração moderna e muito aconchegante.
Com um cardápio muito diferenciado. Não deixe de experimentar o Espresso Brigadeiro, uma delícia... E o caminho para os toiletes é bem interessante, uma rampa chamada “rampa do conhecimento ”, que a medida que voce caminha acende as luzes com frases sobre o universo do café (foto ao lado).

domingo, 4 de janeiro de 2009

Meu Querido pai....

Não tenho palavras para falar dessa pessoa tão querida e que vai deixar muitas saudades..meu ídolo pra sempre...que esteja em paz...meu pai ......Foste o meu pilar desde sempre, a minha referência, o meu escudo, o meu porto seguro.
Te adoro!!!!..... SEMPRE


Ele descansou em 10/12/2008