sábado, 6 de novembro de 2010

Fontana de Trevi - Itália

Confesso que quando decidimos fazer a visita à Fontana di Trevi, assim que chegamos em Roma, a noite, não esperava muito mais do que um chafariz, mas ao chegar no local... fiquei de boca aberta!!!é espetacular, uma grandiosidade barroca. Vento, luz, sombras, pedra, água, juntam-se como se fosse formado um imenso mar, num cenário intenso e de uma dramaticidade singular.
Existe em Roma o mito de lançar 03 moedas na Fontana di Trevi (tem quem joga pela frente, por traz, sob o ombro esquerdo, pela direita), um gesto que permite garantir, segundo a lenda, sorte, amor e a possibilidade de voltar para Roma ao menos mais uma vez em vida. Claro, que eu joguei as três...rsrs...voce sabia!!! que as moedas rendem 700 mil euros por ano...........é isso mesmo.
Uma dica: ainda bem que fomos a noite, por volta das 23:00, estava mais vazio. Quando voltamos a tarde em outro dia, tinha tanta gente ao redor que quase não dava pra ver o lugar direito, pra tirar fotos e muito menos para jogar as moedas, um horror. 

Um pouco de história:
A Fontana di Trevi (Fonte dos trevos, em português) é toda em resplandescente mármore branco com estátuas magníficas, localizada na freguesia de Trevi, no Bairro do Quirinal, no centro histórico de Roma, possui vinte metros de largura e cerca de vinte e seis metros de altura. Verdadeira maravilha do mundo. 
Era uma fonte que estava situada no cruzamento de três ruas, onde se formava um trivium (trevo), o que levou o lugar a ser chamado de Trebium. O local da fonte marcava o ponto terminal do aqueduto Acqua Vergine, um dos mais antigos abastecedores de água de Roma, que tinha sido encomendado pelo imperador Otávio Augusto a Marcus Agrippa, sendo as suas águas usadas para fornecer água para os banhos termais. As águas que circulam na fonte têm dois nomes, Águas Virgens e Trevi.
Reza a lenda que, no século 19 a.C., alguns soldados sedentos procuravam por água, encontraram pelo caminho uma jovem romana que os levou pra beber água, por isso o nome águas virgens.
Cinema:
O monumento foi o cenário de uma das cenas mais famosas do cinema italiano: em La Dolce Vita de Federico Fellini, Anita Ekberg entra na água e convida Marcello Mastroianni a fazer o mesmo.

Nenhum comentário: