domingo, 30 de setembro de 2012

Wiener Schnitzel

O Wiener Schnitzel é o prato nacional da Áustria. Não pode ir a Viena e não comer o Wiener Schnitzel, o prato mais típico e turístico da cidade. O tradicional Wiener Schnitzel é uma costeleta de vitela magra, que é empanado e frito. O nome é traduzido como costeleta vienense e Rizek Vídeňský em checo. É um prato muito tradicional austríaco, checo e alemão, servido tipicamente decorado com uma fatia de limão, e ou salada de batata ou batatas com salsa e geléia de Cranberry. A foto acima, comi no café Residenz, na visita ao Castelo Schonbrunn.


Sacher - Torta maravilhosa!

Você sabia que a primeira cidade que teve cafeterias, como conhecemos hoje, foi Viena. São famosos seus Cafés com suas mesas de mármore e os assentos com almofadas vermelhas. Tem vários próximo a Ópera de Viena.  Em suas mesas já se sentaram músicos, dançarinos e cantores mais famosos da história da música. Não deixe de apreciar um delicioso café quando visitar Viena e comer um doce mundialmente famoso, Torta Sacher, um bolo de Sacher consiste em duas camadas de bolo de biscoito de chocolate com uma camada fina de marmelada no meio, coberto encima e aos lados por uma calda de chocolate preto, não leva farinha, por isso é tão leve, é uma especialidade austríaca. O lugar para prova-lo é o hotel Sacher ou nos cafés. É um bolo clássico com sabor e texturas únicas, não engoa tem um perfeito equilíbrio de sabor. Criado em 1832 pelo aprendiz de cozinheiro Franz Sacher. Eu experimentei na minha visita ao Castelo Schonbrunn, no café Residenz.

domingo, 23 de setembro de 2012

Pravek, um restaurante diferente em Praga


Um design único, em uma caverna bem aconchegante. Chegando no local, você desce uma escada e já pode avistar a decoração da idade da pedra, para fazer os pedidos você tem que escrever em um papel que fica sobre as mesas ( um potinho com lápis e papéis) e para chamar o garçon tem que bater na mesa e gritar, ou seja, fazer muito barulho. Os garçons não falam, somente emitem ruídos como: UHUHUH!! RARARA!! e quando você passa entre as mesas para ir ao "toilette" eles imitam que estão te cheirando, é muito engraçado e as roupas que eles vestem são da idade da pedra.
Visitando este lugar você irá apreciar as especialidades originais primitivas e bebidas deliciosas servidas em um estilo incomum pré-histórico. Ah! durante o jantar há shows, onde os garçons brincam com as pessoas, apagam as luzes e batem tambor.........vale a pena conhecer este lugar exótico....muito bacana!!!!
Pedi um prato que gostei muito, para quem gosta de pimenta foi o "spicy chicken wings marinated in chilli, balsamic and butter ( sour cream, fresh vegetables and toasted baguette)", veja a foto:

O endereço é: Sokolská 60, Prague 2

Ponte Charles - Praga


A Ponte Carlos teve sua construção iniciada durante o reinado de Carlos IV, mas foi concluída apenas muitos anos depois, já sob a batuta de Wenceslau IV. A ponte foi conhecida por Ponte de Pedra e Ponte de Praga, e apenas séculos mais tarde foi oficialmente batizada em homenagem ao célebre monarca que a iniciou.
Ela mede 520 metros de comprimento e 10 metros de largura, foi construída para repor uma ponte mais antiga que havia sido destruída durante uma enchente do Rio Vltava, e une os importantes e históricos bairros de Mala Strana, também conhecido como “Cidade Pequena”, aos pés do Castelo de Praga e Stare Mesto, a cidade antiga.
A ponte fazia parte de um grande sistema de defesa da cidade, o que inclui as belas torres góticcas em suas duas extremidades e que ainda hoje podemos admirar. A partir do século XVII, 30 conjuntos de estátuas foram criados ao longo dos arcos que sustentam a Ponte Carlos. Com motivos religiosos, estas estátuas são jóias barrocas e foram inspiradas na célebre Ponte Sant’Angelo, de Roma. 
Assim começando pelas estátuas no lado sul da ponte temos: São Ivo, Santa Bárbara, Margarida e Isabel, Pieta (Lamentação de Cristo), São José com Jesus Max Joseph, S. Francisco Xavier, São Cristóvão, São Francisco Bórgia, St. Ludmila com Venceslau de pequeno porte, São Francisco Serafinský, São Vicente e São Ferrerský Procópio, Bruncvík (A estátua fica de fora a série de estátuas em pedestais),  São Nicolau de Tolentino, São Luitgard ou St. Luitgard, Saint Vojtech, São João da matemática, Felix de Valois e Ivan e  São Venceslau.   
Agora voltando do lado norte da ponte em direção do Old Town Bridge: Madonna e St. Bernard, Bradac (autor desconhecido. Não é uma estátua, mas a escultura localizada na parede de talude entre a Ponte Charles e os Cavaleiros da Cruz mosteiro),  Madona, E S. Domingos Tomás de Aquino,  Calvário Cruz, St. Anna, São Cirilo e Metódio,  São João Batista,  São Norberto, Venceslau e Sigismond,   São João Nepomuceno,  St. Anton Paduánský,   São Judas Tadeu,   Santo Agostinho (estátua retrata o santo, que pisa nos livros heréticos. Em sua mão ele segura um coração em chamas), São Kajetan,  St. Philip Benicius, Saint Vitus e São Cosme e Damião com Salvatore.

Durante todo o dia a ponte é tomada de artistas pintores, retratistas, músicos, performáticos fazendo espetáculos, no final da tarde, a vista da colina do castelo e das torres de proteção formam uma magnífica paisagem de mistério.
Muitos e dramáticos eventos tomaram lugar sobre esta ponte, desde o tratado de paz com os Suecos durante a guerra dos trinta anos, que foi firmado no meio da ponte, até a morte de São João Nepomuceno (Ján Nepomucký na linguagem local), que segundo a tradição foi atirado ao rio para que ali morresse afogado por ordem do rei Wenceslau IV.

A ponte é um dos mais belos locais da cidade, e é considerado por muitos como um dos mais belos monumentos góticos do mundo. 
Como está ponte liga bairros importantes passamos por ela várias vezes, e sempre esta congestionada de turistas pasmados pela sua beleza. Então, se não tirar uma foto boa, não se preocupe passará várias vezes por ela. Ah! Se quiser comprar gravuras para quadros, na ponte tem umas lindas e há também uma moça que vende umas fivelas de madeira para cabelo, lindas e muito diferentes.  

terça-feira, 11 de setembro de 2012

Monumento do Leão - Löwendenkmal, em Lucerne

Qualquer que seja a sua expectativa, Lucerne não te decepcionará.....é linda!! É um grande centro turístico, uma região de lagos e de montes que a circundam como Rigi o Pillatus. Há muitos elementos históricos que ainda se podem ver. Entre torres e muralhas medievais pode-se admirar o gigantesco monumento "Leão de Lucerna". Ele é um dos monumentos mais famosos do mundo. Foi escavado na rocha natural em memória dos heróis suíços caídos que morreram nas Tulherias, em 1.792. O autor americano Mark Twain descreveu este leão como a uma das peças mais tristes e comoventes em pedra de todo o mundo.

domingo, 9 de setembro de 2012

Luzern - Suiça

Passear junto ao lago, sentar em algum banco e observar o vaivém dos turistas, os cisnes no lago e a visão espetacular dos Alpes é maravilhoso!! Andar pela "Kappelbrücke" - Ponte da Capela, antiga ponte de madeira, sob o rio Reuss é encantador. Esta ponte é uma das mais antigas da Europa. Foi construída em 1333, com a finalidade de ajudar na defesa da cidade, e é considerada uma das principais atrações turísticas da Suíça. No interior da ponte, no alto, encontram-se 112 pinturas do século XVII, que retratam a história da cidade. No meio da ponte há a Wasserturm - torre de água, que já foi prisão, câmara de tortura, torre de observação e arquivo municipal.
De fato, Lucerne tem tudo: lago, rio cortando o centro histórico, montanhas à vista, com vista para os montes Pilatus e Rigi, nos Alpes Suíços e… vida própria. A cidade é facilmente manejável a pé. E por ser católica, Lucerna é um pouco mais colorida e rebuscada que suas colegas protestantes.

Um dia é suficiente para conhecer a cidade.