sábado, 31 de agosto de 2013

Nike - Ephesus


Ignoramos muitas vezes a história das marcas. Nike era a Deusa Grega da Vitória, uma deusa representada como uma jovem alada. Os atenienses tinham especial devoção por esta deusa e ergueram templos em sua honra. Consta que os Atenienses, quando ganharam a Batalha de Maratona (490 a.C.), enviaram o seu melhor corredor, de seu nome Filípides, para levar a notícia da vitória  até à cidade de Atenas. A velocidade era urgente pois os Persas tinham prometido que quando chegassem a Atenas destruiriam a cidade, violariam as mulheres e torturariam até à morte todos os que encontrassem. Por isso, tinha ficado decidido que se os soldados atenienses perdessem a batalha as mulheres matariam os seus próprios filhos e se suicidariam em seguida, evitando colocar os seus destinos nas mãos dos Persas. O mensageiro percorreu os cerca de 42 quilómetros que separavam Maratona de Atenas – razão para a distância da atual prova olímpica da maratona (prova que não constava nos jogos olímpicos da antiguidade) – tendo parado somente quando chegou à acrópole (local mais alto e importante de uma cidade grega) de Atenas de onde gritou Nike!!! (Vitória), anunciando assim aos atenienses que tinham ganho a batalha contra os Persa. Conta a lenda que o corredor morreu de exaustão (ou de desidratação) assim que acabou de fazer o seu bem-aventurado anúncio.
No século passado a marca Norte-americana Nike foi criada por inspiração e alusão direta à Deusa grega da Vitória, obtendo dela o seu nome e o seu símbolo que é alusivo às asas dessa mesma divindade mas também ao modo como é representado o vestido da Deusa ao vento um friso que ainda hoje se encontra na cidade de Ephesus na Turquia.

Portal em Ephesus e Biblioteca de Celsius


Esse portal (a esquerda) monumental fica numa das saídas do mercado. Foi construído entre 4 e 2 A.C. por ex-súditos de Augustus, que dedicaram o portal ao imperador e sua família. Uma inscrição nas paredes do portal chama Augustus "filho da divindade", desde que ele foi adotado como filho de Júlio César. A inscrição também lista funções que Augustus tinha, incluindo a de sumo-sacerdote.
Este portal fica ao lado da biblioteca de Celsius, esta é a construção mais impressionante de Ephesus. O local continha 12 mil pergaminhos e milhares de valiosos manuscritos. Realmente inspiradora a sensação de quem olha pela primeira vez esta fachada restaurada do edifício de dois andares numa versão puramente clássica com suas colunas em pares, seus nichos para estátuas, elegantes!
Se vocês forem visitar Ephesus no verão, leve protetor solar e um boné, já que o sol é bastante forte.

Ephesus - Turquia

Ephesus, foi uma cidade  greco romana da Antiguidade situada na costa ocidental da Ásia Menor, próxima à atual Selçuk, província de Izmir (A pérola do Egeu), na Turquia. Foi uma das doze cidades da Liga Jônia durante o período clássico grego. Durante o período romano, foi por muitos anos a segunda maior cidade do Império Romano. Ephesus é o maior sítio arqueológico da Turquia.
A cidade era célebre pelo Templo de Ártemis, construído por volta de 550 a.C., uma das Sete Maravilhas do Mundo, construído para a deusa grega da caça e protetora dos animais selvagens, que hoje, não é possível ver nada dele, está totalmente destruído...pena. O templo foi destruído, juntamente com muitos outros edifícios, em 401 d.C.  O imperador Constantino I reconstruiu boa parte da cidade e ergueu novos banhos públicos, porém a cidade foi novamente destruída parcialmente por um terremoto.
Ephesus foi uma das Sete Igrejas da ásia citadas no livro bíblico do Apocalipse. As ruínas de Ephesus são um importante ponto turístico internacional da região. Foto acima rua primcipal de Ephesus.

A Casa da Virgem Maria - Turquia

Emocionante demais, adorei!!!!mas um lugar pra ficar na memória .....A Casa da Virgem Maria é um santuário católico e muçulmano localizado no monte Koressos,  próximo da cidade de Ephesus.
A casa foi oficialmente declarada Igreja Católica Romana em 1896 e desde então tornou-se local de peregrinação. Visitaram o local: em 1967, o Papa Paulo VI; em 1979, o Papa João Paulo II e em 2006, o Papa Benedicto XVI.
Segundo a guia do passeio que fizemos, esta casa foi descoberta há mais ou menos 130 anos. Há uma história que, havia uma freira alemã de nome Catarina que teve um sonho, uma visão de uma montanha de onde se podia ver o mar Egeu e a ruína de Ephesus, e lá seria a casa de Nossa Senhora.
Vários padres ficaram à procura deste lugar. Perceberam que a todo 15 de agosto vários cristãos subiam uma montanha desta região para levar flores em um certo lugar. Viram que aí havia uma casa em forma de cruz, que tinha a visão que descreveu a freira Catarina.........  Estivemos lá um dia antes dessa festa, a guia comentou..........
Também se sabe que Jesus ao ser crucificado disse à João que levasse consigo sua mãe, e que João morou aqui em Ephesus até o fim da vida. Portanto, é provável que Nossa senhora estava aqui com ele.
Todos estes fatos juntos levam a crer que esta seja mesmo a casa em que Nossa Senhora morou. A casa fica em uma altitude de 400 m e há uma fonte de água única no local.  Acredita-se que Nossa Senhora bebia desta água, que é considerada abençoada. Nós tomamos lá e fizemos nossos pedidos e trouxemos um pouco para o Brasil para dar a nossos familiares, deixamos, nossos pedidos em uma parede fora da casa, onde todas as pessoas que passam por lá deixam seus pedidos. E do lado de fora há também, um lugar onde podemos ascender velas..........tudo muito lindo....uma paz incrível!!!  

Templo do Sol em Machu Picchu

O Templo do Sol é acessível por uma porta dupla, que permanecia fechada. A edificação principal é conhecida como "Torreón", de blocos finamente lavrados. Foi usado para cerimônias relacionadas com o solstício de verão. Uma de suas janelas mostra sinais de ornamentos incrustados que foram arrancados em algum momento da história de Machu Picchu, destruindo parte de sua estrutura. Mostra também sinais de um grande incêndio no lugar. O Torreón está construído sobre uma grande rocha sob a qual há uma pequena cova que foi forrada completamente com argamassa fina. Supõe-se que foi um mausoleo e que em seu interior haveria múmias.