sábado, 13 de outubro de 2012

Igreja Matias - Budapeste

Originalmente batizada de Nossa Senhora de Buda, esta bela igreja coberta de telhas coloridas em alegres padrões é mais conhecida hoje pelo nome de Matias, o santo que também foi o mais famoso dos reis húngaros. Em meados do século XV, o Rei Matias a reconstruiu no local de uma igreja mais antiga (acredita-se que do século XI).
Construída, destruída e reformada diversas vezes, a igreja de alguma forma reflete a turbulenta história da capital húngara, com batalhas, cercos, invasões e expulsões. Da obra de Matias, o Justo, a característica mais notável ainda em pé é a sua torre esguia.

Bastião dos pescadores - Budapeste

O Halászbástya ou Bastião dos Pescadores é um dos monumentos mais lindos de Budapeste. Construído entre 1895 e 1902, é uma homenagem às sete tribos magyares que fundaram a Hungria. As tribos são representadas pelas sete torres que formam o monumento, situado no alto da colina do Castelo de Buda, junto à Igreja de Mathias.
As torres do Bastião proporciona das melhores vistas de Peste, em especial do Parlamento e da Ilha Margarida, mas também da Ponte das Correntes e da Catedral de Santo Estevão.
O nome do monumento foi escolhido em homenagem a uma associação de pescadores que, era responsável pela defesa deste trecho dos muros da cidade.
O acesso ao Halászbástya é gratuito em sua maior parte. Na praça entre o Bastião e a Igreja de Mathias há uma estátua de István I, o primeiro rei dos húngaros.  A estátua esplendidamente detalhada mostra o rei e santo empunhando uma cruz.
O Bastião é um belíssimo passeio para fazer após a visita ao Castelo de Buda e à Igreja de Mathias, pois de lá pode-se descer a escadaria em uma caminhada agradável de volta ao Rio Danúbio.
À noite, fica todo iluminado, como todos os principais monumentos da cidade.



Trdlo, o delicioso pão doce

Experimentei em Praga. Eu não digitei vogal a menos. É assim mesmo: das cinco letras, quatro são consoantes – muito tcheco! O Trdlo ou Trdelník é um tradicional pão doce vendido nas ruas de Praga e de outras cidades tchecas (sei que tem em Cesky Krumlov).
São vendidos a maioria das vezes, em barraquinhas de madeira, bem típica, onde conseguimos ver como são preparados. A funcionária abre a massa com um rolo de metal. Ao lado, há um grill elétrico, sobre o qual rodam outros rolos de metal, já cobertos de massa. Assim que cheguei tinha fila, vi a funcionária tirar um dos rolos do grill e despejar a massa dourada sobre o açúcar e canela. O pão é em formato cilíndrico e oco por dentro e como ele é preparado na hora, no meio da rua, é quentinho e super crocante. O cheiro é maravilhoso!! Custa 50 coroas tchecas (agosto/2012)

Hamlet Chololate Chips


Maravilhoso!! Comprei um destes quando estava na Suiça, em Zurique, parece a nossa batata chips, só que de chocolate. Estão disponíveis nos suspermercados Migros, vale a pena comprar.

Janelas na Europa