sábado, 13 de outubro de 2012

Bastião dos pescadores - Budapeste

O Halászbástya ou Bastião dos Pescadores é um dos monumentos mais lindos de Budapeste. Construído entre 1895 e 1902, é uma homenagem às sete tribos magyares que fundaram a Hungria. As tribos são representadas pelas sete torres que formam o monumento, situado no alto da colina do Castelo de Buda, junto à Igreja de Mathias.
As torres do Bastião proporciona das melhores vistas de Peste, em especial do Parlamento e da Ilha Margarida, mas também da Ponte das Correntes e da Catedral de Santo Estevão.
O nome do monumento foi escolhido em homenagem a uma associação de pescadores que, era responsável pela defesa deste trecho dos muros da cidade.
O acesso ao Halászbástya é gratuito em sua maior parte. Na praça entre o Bastião e a Igreja de Mathias há uma estátua de István I, o primeiro rei dos húngaros.  A estátua esplendidamente detalhada mostra o rei e santo empunhando uma cruz.
O Bastião é um belíssimo passeio para fazer após a visita ao Castelo de Buda e à Igreja de Mathias, pois de lá pode-se descer a escadaria em uma caminhada agradável de volta ao Rio Danúbio.
À noite, fica todo iluminado, como todos os principais monumentos da cidade.



Nenhum comentário: