domingo, 1 de setembro de 2013

São Brás - Festa famosa em Dubrovnik

A vida e obra de São Brás são conhecidas; um homem que viveu na Capadócia e morreu como mártir, durante o reinado do imperador Diocleciano. Seu culto e obra expandiram-se rapidamente,  sendo especialmente venerado em uma cidade da Croácia, Dubrovnik.
 Nesta bela cidade,  o culto a São Brás tem suas origens numa centenária legenda, segundo a qual, o santo, alertou e salvou os habitantes da cidade da invasão dos venezianos, por volta do ano 972. A partir disto, São Brás transformou-se no patrono da cidade e seus restos foram levados para a igreja principal de Dubrovnik, em 1026.
A tradicional festa de São Brás, é celebrada em 3 de Fevereiro, data suposta da morte do santo e seu milagre.
 Na tarde anterior à festa, todos os sinos repicam vigorosamente na cidade, enchendo as ruas do som, que anuncia o início dos festejos. Depois, chega o momento de soltar centenas de pombos aos céus, simbolizando a paz. Em seguida ocorre a cerimônia da cura de problemas de garganta, tradição proveniente de uma velha história, em que São Brás havía curado um menino, que
sufocava com uma espinha de peixe atravessada na garganta. Por isso, que quando nos engasgamos, batemos nas constas dizendo: São Brá, São Brás. E no dia seguinte, ocorre a procissão.


Um comentário:

nelso toigo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.