sexta-feira, 27 de maio de 2016

Convento da Penha - Vila Velha

O Convento da Penha, no Espírito Santo, é um dos santuários religiosos mais antigos do Brasil, localizado no município de Vila Velha. Está  situado no alto de um penhasco, a 154 metros de altitude.
É um ponto turístico imperdível para quem vai ao Espírito Santo, o Convento da Penha tem uma das vistas mais bonitas da baía de Vitória e Vila Velha e é recanto para orações, preces e agradecimentos dos capixabas e turistas, que sempre que visitam o estado, fazem questão de registrar o passeio com fotos da bela vista do convento.
Vamos contar um pouquinho da história. Este convento foi fundado por Frei Pedro Palácios, que aqui chegou em 1558, trazendo consigo o Painel de Nossa Senhora das Alegrias.
Quando chegou, Frei Pedro Palácios encontrou abrigo numa gruta de pedra, atualmente denominada Gruta de Frei Pedro Palácios. Em 1562, construiu uma Capela dedicada a São Francisco de Assis, no local hoje denominado largo do Convento (Campinho), e em 1568, foi edificada, no cume do penhasco, a Capela que recebeu a imagem de Nossa Senhora da Penha, vinda de Portugal em 1569.
Foi construído por volta de 1800 por negros escravos e índios que carregavam pedras de baixo para cima nos ombros e em carroças improvisadas. Até hoje se pode ver as ruínas dos alojamentos dos trabalhadores, ao lado do convento.

Nenhum comentário: