sábado, 24 de novembro de 2018

Canal do Panamá

 A navegação por este canal começou em 1914, ano que foi inaugurado, sua construção significa uma importante conquista da engenharia, além de facilitar o fluxo marítimo.  

A construção do canal foi iniciada por uma empresa francesa, mas a execução da obra ficou comprometida em virtude de uma profunda crise da incorporadora, que vendeu suas ações para os Estados Unidos. Essa obra permite uma agilidade maior dos navios, o principal favorecido foi os Estados Unidos. 
Há diferenças quanto ao nível dos oceanos Pacífico e Atlântico, por isso a construção de diversas comportas ou eclusas no canal, sendo as principais: Eclusas de Gatún, Eclusa de Pedro Miguel e Eclusas de Miraflores. 


Foto da cidade do Panamá vista do avião

Você sabia?


1 – A primeira pessoa a imaginar o canal foi o famoso explorador espanhol Vasco Núñez de Balboa que, no século 16, foi o primeiro europeu a chegar ao Pacífico.
2 – O território no qual o Canal do Panamá está localizado pertencia, originalmente, à Colômbia, mas passou para as mãos da França e depois para a dos EUA antes de eventualmente ser passado para o controle do governo panamenho, em 1999.                                                                  

Nenhum comentário: