sexta-feira, 15 de junho de 2012

Cânion do Xingó - Sergipe

O Cânion de Xingó, localizado no município de Canindé do São Francisco, a 213 quilômetros de Aracaju,  às margens do extenso e famoso rio de mesmo nome, é um dos destinos mais procurados, principalmente por quem gosta de uma pitada de aventura, que é o meu caso. É uma paisagem impressionante, com formações rochosas de mais de 60 milhões de anos brotando das águas do lago, que surgiu a partir da construção da barragem da hidrelétrica de Xingó, no Rio São Francisco.
No local há um pequeno santuário, onde há uma imagem de São Francisco

Sem dúvida é um dos lugares mais bonitos do Brasil. A natureza caprichou em Xingó e vale a pena visitar, mas não se iluda com as fotos na internet, pois me decepcionei ao chegar lá, pois pensei que iria nadar entre as paredes rochosas, mas atualmente isso não é possível. Chegando lá, avistamos um "cercado", no qual o guia do passeio nos informou que somente poderíamos nadar neste, por segurança. Acredito que tenha acontecido algum acidente, mas não foi comentado. Entretanto, há um passeio de "barquinho" por R$ 5,00 por pessoa que navega entre as paredes rochosas, mas é muito rápido (veja o vídeo abaixo).
O passado atrai muitos turistas brasileiros interessados na história do lendário cangaceiro Lampião, morto em 1938. O fora-da-lei e seu bando trilharam o caminho que liga Canindé a Angico. No caminho para o Cãnion, vimos os monumentos de Lampião e Maria Bonita e o local onde ele foi assassinado.
O Cânion do Xingó é um dos maiores do mundo, é um vale profundo com 65 km de extensão e 170 m de profundidade e largura variável entre 50 e 300 metros.
 

Nenhum comentário: