sexta-feira, 15 de junho de 2012

Pequena Cidade - Piranhas - Alagoas


Vale a pena descobrir o sabor desse lugar ainda pouco conhecido pelos turistas. Piranhas é uma pequenina cidade alagoana, divisa com Sergipe, de nome exótico, belas paisagens e charmosa arquitetura. Vielas estreitas, entre rochas, dão um charme à cidade. Com igrejas e sobrados dos séculos 18 e 19 tombados pelo Patrimônio Histórico Nacional, traz em sua bagagem momentos emocionantes, como a exposição em praça pública das cabeças cortadas de Lampião, de Maria Bonita e de outros nove cangaceiros mortos.
Igreja nossa senhora da saúde está localizada no ponto mais alto da cidade.

No museu da cidade pode ainda ser visto várias fotos do bandido Lampião, inclusive a famosa foto que mostra o empilhamento das cabeças na escadaria da prefeitura do município (foto ao lado).
A centenária Piranhas, encravada do alto sertão alagoano é um paraíso às margens do Rio São Francisco. Diversas atrações são encontradas na cidade, fundada no século XVIII, quando o local era conhecido por Tapera. Em um riacho, que hoje é chamado, "das Piranhas", um caboclo pescou uma grande piranha, preparou e salgou o peixe, levando-o pra casa. Chegando lá notou que esquecera do cutelo; voltou-se para o filho, dizendo-lhe com ênfase: "Vá ao Porto de Piranha e traga o meu cutelo". Este fato foi sendo transmitido de geração a geração, e, segundo consta, denominou o lugar, que cresceu próximo ao riacho, através de um porto fluvial.
A cidade de Piranhas distante 280 quilômetros de Maceió, foi tombada em 2003 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, tem aproximadamente 25 mil habitantes.



Nenhum comentário: