domingo, 21 de maio de 2023

Campanópolis - 30 minutos de Buenos Aires

Campanópolis é uma vila localizada aproximadamente 30 km da cidade de Buenos Aires, em González Catán, Partido de la Matanza.na província de Buenos Aires, na Argentina. É conhecida por sua atmosfera medieval.

Ao entrar em Campanópolis, os visitantes são transportados para um mundo de castelos, muralhas e ruas de paralelepípedos. A arquitetura é inspirada na Idade Média, com edifícios imponentes, torres e detalhes característicos da época. Os visitantes têm a sensação de estar em uma cidade medieval autêntica, com toda a sua magia e encanto e podem explorar as ruas estreitas e sinuosas.

Dentro de Campanópolis, segundo informações, podem ser realizados eventos, como casamentos e festas de aniversário.

A vila não oferece uma estrutura para refeições (abril de 2023). Há uma lanchonete que vende café e lanches e um food truck que vende hambúrgueres.


Agora descrevo um pouco da história. Em 1977, o empresário de supermercados e produtor de conservas, Antonio Campana, adquiriu 200 hectares de uma área rural com planícies, florestas, rios, riachos e lagos. Seu objetivo era construir uma casa de fim de semana e um empreendimento agrícola.

Em 1985, depois de conseguir que as terras, que haviam sido expropriadas durante a ditadura, fossem devolvidas, Antonio foi diagnosticado com câncer. Foi nesse momento que ele decidiu iniciar a construção desta vila especial em um terreno que havia sido usado como depósito de lixo por muitos anos.

Com a ajuda de um grupo de pedreiros que ele mesmo reuniu entre os vizinhos da região, Antonio projetou e construiu a vila. Apesar de não ter conhecimento arquitetônico formal, ele quebrou os moldes da construção, misturando estilos e criando uma nova abordagem baseada no antigo. A vila está localizada no meio da floresta, que o próprio Antonio plantou, tornando-a ainda mais especial.

Durante a visita é orientado a não subir escadas e abrir portas, acho que pelo um motivo muito simples rsrsrs ele não era arquiteto!

Nenhum comentário: